sábado, 28 de agosto de 2010

Ao menos fui bem atendido, mas estou longe de estar satisfeito. --> Saúde...



Em um país que se diz subdesenvolvido, emergente e com uma das economias que mais crescem no mundo, um cidadão de classe C não consegue ter acesso a rede pública de saúde sem antes usufruir de sua pequena influência para ser atendido.
Como em Tutoia até a única clínica particular funciona como quer, na hora que quer e como nenhuma cliente deseja, nesta quarta-feira e neste sábado, recebi atendimento da rede pública de saúde da cidade. Nas duas situações fui atendido em no mínimo 15min após chegar ao hospital. Como conhecemos muita gente do lugar, com uma conversinha aqui e outra ali, fui passando na frente de alguns até conseguir ter prioridade nos atendimentos. Se eu falar das condições físicas do local sei que vão acreditar, pois é sabido da situação neste país no caráter “saúde”. Paredes que são exemplos de exposição mostram como a cor branca é facilmente posta como plano de fundo de qualquer obra, e não estou falando de arte.
Entre 4 e 11 horas da manhã não vi um funcionário sequer se preocupar com a higiene do local. O banheiro que eu utilizava, e com muita frequência, pois o soro que entrava pela minha veia precisava sair, era de dar nojo. Primeiro que eu dividia o banheiro com mais de 5 pessoas, são elas: As 4 que usavam a suíte, eu e outro internado que estávamos no quarto da frente e mais alguns dos quartos vizinhos.
Saúde é cara. Neste país então... O que se arrecada para deixar o sistema de saúde excelente é colossal e, no entanto não vemos o retorno deste investimento em uns dos mais simples serviços que é a primária aplicação de um soro, ou até mesmo usar um banheiro de um hospital.
O que ouvimos dizer por aí é que o trabalho tem que continuar, que fulano não pode parar, que ela veio para “presidentear” e que ele ao lado dela vai ficar para quando ela precisar. IRÔNICO. Isso vai continuar? As escolas de responsabilidade do estado vão continuar sem aulas, sem professores? Os hospitais vão continuar envergonhando e deixando o povo na mão? Pelo jeito sim!
No país que quer ser uma potência econômica, um país desenvolvido, os seus governantes não estão fazendo a tarefa de casa. Mas como o deus de mais de 80% trouxe a copa do mundo e as olimpíadas, os problemas estão resolvidos. Quando o cidadão precisar levar a filha ao hospital público, o povo apaixonado por futebol arte, nem vai se preocupar se a garota morrer por falta de atendimento, pois o garoto propaganda da competição pode fazer um gol lindo, decisivo... Quem se importa? É copa do mundo!
ABSURDO!
Temos uma vizinha que dá “bons” exemplos que não devemos seguir e outro que dá exemplos “ruins” que devemos seguir... Nos nossos hermanos a casa está caindo faz tempo e na terra dos terremotos, o Estado mostra como melhorar a educação, segurança pública, saúde e a economia, mas “nosso senhor nove dedos” tem os seus “bons” exemplos já em sua cartilha. Não precisa de mais ninguém, pois já é perfeito, é o cara!
Agora estou em casa, acumulando experiências e aprendendo como não deveria ser nosso país. Espero poder ainda escrever o que penso, mesmo com imaturidade, mas dizer o que penso, sem censura. É meus caros, a nossa velha conhecida censura está voltando a nos assombrar. Uma pena! E o pior é que os devotos não enxergam.
 Depois que o povo esquecer as magias e cair na real vai voltar a reclamar, e novamente queimando a língua, pois são eles que os colocaram lá... E com muita convicção.
Obrigado aos funcionários do Hospital de Tutoia. Ao menos fui bem atendido. Mas estou longe de estar satisfeito.


Cedo tava difícil de falar... Mas agora não quis nem saber, FALEI!
   

11 comentários:

  1. Usando clichês:

    "É o retrato do Brasil" (mas não o do Lula da TV).

    ResponderExcluir
  2. É sobrinho, é triste mas a realidade é esta. O que mais impressiona é que quando saimos daqui, o menor hospital público é melhor do que o nosso.Fazer o que? O povo com tanto tempo de experiência, ainda erra!!! Saúde e bjos.

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer que o governo FHC foi melhor que o atual? há fala sério, o O Brasil vive hj uma realidade muito melhor que a dos anos do antigo PFL. só cego não ver, é óbvio que existe problemas, mas no antigo governo era muito pior. vcs falam tanto do PT e do LULA, mais foi o melhor presidente que esse páis já teve. ou talvez 79% da população brasileira que acham que o governo Lula ótimo ou bom sejam mais "burros" politicamente falando que vcs. oposição é foda..
    e em tutoia? o antigo governo como era, a ivasão na casa do antigo prefeito mostra perfeitamente satisfação da população ñ é?
    hj tutoia vive dias melhores, em 2009 foram feitas 1000 sirurgias em tutoia, construídas 10 novas escolas e reformadas 30.
    no antigo governo foram destruídos casas, carros e empresas do prefeito...ta igual..

    Dilma vai ser eleita no primeiro turno, e vcs vão ficar mais 4 anos reclamando.. aí Lula volta e vai fazer vcs chorarem por mais 8.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Edison... fico feliz em tê-lo em meu blog!
    Bem vindo!
    Mas creio que você deveria ler com mais atenção o que escrevi. Eu não quis dizer em nenhum momento se um governo é melhor do que o outro! ATENÇÃO! Mas me responda, se foi tão ruim o anterior, porque o " cara " não mudou tudo para como era antes?
    Eu sei, eu provoco isso nas pessoas... se acalme viu!?
    Satisfazer-se com pouco não é comigo! A história do país fala muita coisa. Quem estuda de verdade entende, sem paixão, o que eu falei... Cada um acredita no que quer, mas só quem conhece acredita na verdade!
    E sobre Tutoia eu não disse que era pior ou melhor do que qualquer coisa, só disse que o que eu passei, só disse a realidade! Eu não comparei em nenhum momento os governos federais ou municipais. Se você entendesse de números, economia e globalização não escreveria da forma que escreveu.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. 3 pontos:
    1º: Como gênero textual novo (nem tanto) o "blog" se junta a outros gêneros virtuais, dando ao usuário (dono), liberdade de expressar opiniões pessoais, reeditar notícias, descrever sua rtina como uma espécie de diário, enfim serve para fins diversos, os quais agradem mais ao dono que ao leitor. Afinal, se enquadra nos gêneros textuais cujo conteúdo é originalmente pessoal.

    ResponderExcluir
  6. 2º: Agradeçamos ainda poder expressar sentimentos, elogiar, criticar, analisar, escrever publicamente nossos anseios agradando ou desagradando. Conquista que veio com a democracia, a liberade de expressão de pensamento, embora ameaçada por uma meia dúzia que não admite opiniões contrárias (ou melhor, publicação em massa de opiniões contrárias), ainda existe. Postar textos diversos em um blog ainda nos é permitido... aproveitemos. Devemos nos preocupar mais com quem deseja nos tirar este direito, disfarçando a censura com "leis e medidas" absurdas para "regular a imprensa", do que com os conteúdos publicados. Além disso, começa com uma proibição aqui, outra ali...

    ResponderExcluir
  7. 3º: Problemas de leitura e interpretação, seja de textos falados, escritos, verbais ou não, não é novidade no Brasil, no Maranhão, nem em Tutoia. E na internet nem se fala!

    ResponderExcluir
  8. Só para concluir: ainda agradeço por estar escrevendo e publicando, concordando, discordando, sem tentar convencer ninguém, somente expressando sentimentos quaisquer. Além disso, para fazer comparações necessitamos d parâmtros, padrões, modelos, referências, ou seja, se somos acostumados com o bom exigimos o melhor... do contrário há comodismo.
    Sendo cruel: se este hospital municial em questão é bom... se o atendimento da clínica particular também, precise deles, adote-os!

    ResponderExcluir
  9. O emocionante do ser humano é isso concordar e discordar q se tem certeza do q acredita por tudo isso é bom saber q ainda existe pessoas sinceras como vcs.

    ResponderExcluir
  10. Olá! comentário novo em post velho...mas
    você já pensou em assistir alguma reunião do conselho de saúde? Seria um bom começo.
    Já precisei desse hospital - nem novembro - e fiquei precisando. Se eu ainda morasse aí, ia ter essa ambição: perturbar o conselho de Municipal de Saúde.

    ResponderExcluir